domingo, 12 de dezembro de 2010

Serpa, mais uma vez, em destaque.


Serpa foi uma das três cidades seleccionadas, juntamente com Barreiro e Maia, para participar na fase de teste do Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis, um projecto que pretende averiguar a variedade de situações e características da realidade urbana europeia.

A selecção ao nível europeu foi efectuada pelo Urban Development Group, grupo de peritos que reúne representantes de todos os Estados Membros, das instituições europeias e das principais redes de autoridades locais e de cidades e foi divulgada no dia 2 de Dezembro durante uma conferência dedicada à implementação da Carta de Leipzig para as Cidades Europeias Sustentáveis, onde se deram a conhecer as 60 cidades escolhidas para participar na fase de teste do Quadro de Referência para as Cidades Sustentáveis a nível europeu.

Lembramos que a Serpa era uma das oito cidades portuguesas pré-seleccionadas, juntamente com Alcanena, Águeda, Arouca, Barreiro, Chaves, Maia e Viana do Castelo e que destas apenas três seriam escolhidas para participar no projecto, como já havíamos feito referência.

O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta web desenvolvida por um grupo de trabalho europeu constituído por representantes de cidades, redes de autarquias locais, Estados Membros e pela própria Comissão Europeia para apoiar as cidades na monitorização das estratégias e projectos de desenvolvimento urbano sustentável.

As três cidades escolhidas terão acesso a esta ferramenta web, cujo objectivo é resolver os problemas futuros das cidades através da partilha de conhecimentos e experiências com outras cidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário