quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Regadio no concelho de Serpa

Barragem de Serpa


Olival sem regadio

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Prof. Doutor António Serrano, inaugura no próximo Sábado, dia 05 de Fevereiro, quatro Aproveitamentos Hidroagrícolas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
São cerca de 17 mil hectares de novos regadios, na margem esquerda do Guadiana, equipados com seis estações elevatórias.
Trata-se dos Aproveitamentos Hidroagrícolas de Orada/Amoreira, com 2.522 hectares; Brinches, com 5.463 hectares; Serpa, com cerca de 4.400hectares e Brinches/Enxoé, com 4.698 hectares, representando um investimento de cerca de 112,5 Milhões de Euros.
Estes novos regadios, no sub-sistema de rega do Ardila, são servidos por dois circuitos hidráulicos, também já concluídos, iniciando-se na Estação Elevatória de Pedrógão/margem esquerda, e terminando na albufeira do Enxoé.
Fazem parte destes circuitos hidráulicos, para além dos canais e adutores, um conjunto de 4 barragens e mais um reservatório equipado com uma Estação Elevatória, representando um investimento na ordem dos 92 Milhões de Euros.
A cerimónia de inauguração terá lugar junto à Barragem de Serpa, pelas 10:30h, do próximo Sábado, dia 05 de Fevereiro de 2011.
Nesta data Alqueva já dispõe de 66 mil hectares de regadios concluídos, em curso ou em fase de adjudicação, mantendo a meta para conclusão de todo o Empreendimento em 2013.

Fonte: EDIA
Fotos: João Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário