segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Serpa - CIDADE SUSTENTÁVEL


Serpa é uma das oito cidades portuguesas pré-seleccionadas para participar na fase de teste do Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis, um projecto que pretende averiguar a variedade de situações e características da realidade urbana europeia, juntamente com Alcanena, Águeda, Arouca, Barreiro, Chaves, Maia e Viana do Castelo.

Destas oito cidades, apenas três serão escolhidas para participar no projecto, uma decisão que será tomada no final deste ano.

O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta web desenvolvida por um grupo de trabalho europeu constituído por representantes de cidades, redes de autarquias locais, Estados Membros e pela própria Comissão Europeia para apoiar as cidades na monitorização das estratégias e projectos de desenvolvimento urbano sustentável.

As três cidades escolhidas terão acesso a esta ferramenta web, cujo objectivo é resolver os problemas futuros das cidades através da partilha de conhecimentos e experiências com outras cidades.
Ao todo, serão seleccionadas 50 a 70 cidades-teste, ou seja, entre uma a cinco cidades por Estado Membro. A nível europeu, a selecção final das cidades-teste será aprovada pelo Urban Development Group, representando os 27 Estados Membros, e pelas redes europeias de autoridades locais, como a Eurocities e CEMR.

1 comentário: